Semana “Recicle! É tudo de bom!”

Acesse aqui todos o conteúdo da Semana "Recicle! É tudo de bom!"

19/02 – Desvendando a Logística Reversa. O início de tudo.

Vem com a gente que o assunto é sério. Os resíduos dos produtos fabricados na sua indústria são assunto sério. Reduzir o impacto ambiental da sua indústria é assunto sério. A regularização da sua empresa é assunto sério. Então, senta, pega papel, caneta, celular e vamos juntos desvendar tudo sobre a Logística Reversa.

A Logística Reversa é obrigatória em todo o país.

Segundo a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/10), a Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Por que foi criada essa lei?

A industrialização, em todo o mundo, cresceu sobre a premissa de levar à população produtos que tornassem a rotina mais prática e confortável. Com isso, as gôndolas dos supermercados e das lojas receberam cada vez mais produtos. Mas, conforme o consumo foi aumentando, cresceu também a preocupação relacionada ao descarte e às questões ambientais. Na Europa, a discussão sobre a reciclagem acontece desde a década de 70, quando foram criadas as primeiras regras para a Gestão de Resíduos, com políticas que serviram de inspiração para muitos países, como o Brasil.

Por volta dos anos 2000, alguns setores brasileiros já buscavam formas de implementar a logística reversa.

Mas, se a lei é federal, vale em todos os estados?

Em 2015, o Acordo Setorial para Logística Reversa de Embalagens em Geral determinou que fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e o poder público possuem responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

Então, desde 2017, inúmeras normativas vem sendo estabelecidas no Brasil a nível Federal, Estadual e Municipal. Por isso, é preciso conhecer as normativas que estejam valendo na sua cidade e no seu Estado, para se regularizar. 

No total, 14 Estados e o Distrito Federal tem regulamentação para a Logística Reversa.

Qual é a importância da LR?

A Logística Reversa vai ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam até 2030 reduzir o impacto ambiental nas cidades, melhorando os índices de qualidade do ar, uso eficiente de recursos naturais, gestão de resíduos sólidos e redução de poluentes.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

20/02 - ABIC Educa – Logística Reversa, que bicho é esse? - INSCREVA-SE!

Um webinar para tirar todas as suas dúvidas sobre Reciclagem, Logística Reversa e Como reduzir o impacto ambiental da sua empresa.

Caro(a) associado(a)!

Na próxima terça-feira (20/02), às 15h, o ABIC Educa será dedicado ao tema: “Logística Reversa, que bicho é esse?”. Se você ainda não conhece esse assunto, conhece pouco ou quer se atualizar, é uma oportunidade única. Não perca!

O evento será exclusivo para associados(as) ABIC e transmitido pela plataforma “Zoom”. Vagas limitadas! Garanta já a sua inscrição!

👉 Para se inscrever, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/inscricaoabiceducalr

20/02 - Quem precisa cumprir a Logística Reversa no Brasil?

Se você industrializa, importa, distribui ou comercializa algum produto, você precisa se informar sobre a Logística Reversa.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, consumidores e o poder público têm uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Atualmente, existem metas quantitativas e geográficas para a logística reversa de embalagens em todo Brasil. O Decreto Federal 11.043/2022, que aprovou o novo PLANARES – Plano Nacional de Resíduos Sólidos, estabeleceu metas mais amplas para o setor. A partir de 2024 deve ser dada destinação final ambientalmente adequada a, no mínimo, 30% em relação ao peso total de embalagens dos produtos colocados no mercado.

Além de um instrumento para cumprimento da PNRS, a Logística Reversa é ainda um importante mecanismo ligado aos pilares ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança).

Além dos impactos ambientais positivos, também gera renda a trabalhadores do setor, contemplando o aspecto social.
As empresas que implementam sistemas próprios de Logística Reversa ou aderem a um formato coletivo dão um passo relevante rumo à economia circular.

A economia circular associa desenvolvimento econômico e uso de recursos naturais, otimizando processos produtivos, priorizando insumos mais duráveis, renováveis e recicláveis. Ela consiste em reaproveitar os resíduos o máximo possível após o uso do consumidor, com menor dependência de matéria prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Materiais como plástico, vidro, alumínio e papel podem permanecer por décadas no meio ambiente, indo parar em rios, córregos e oceanos, o que pode ser uma grande ameaça à biodiversidade.

Você e sua empresa precisam participar desse movimento

Em caso de dúvidas entre em contato com cristiane@abic.com.br ou 21 98279-1640

21/02 – Passo a passo da Logística Reversa. É simples e prático!

Entender o que é logística reversa e atuar para que ela seja possível, é uma responsabilidade compartilhada entre o consumidor, o setor privado e os órgãos públicos.

Entender o que é logística reversa e atuar para que ela seja possível, é uma responsabilidade compartilhada entre o consumidor, o setor privado e os órgãos públicos.

No caso do cidadão, sua função enquanto consumidor é entregar os resíduos que utilizou para uma coleta seletiva.

Para o setor privado, a responsabilidade é fazer uma gestão ambientalmente correta dos resíduos sólidos. Isso é possível através de ações de:

Já para o poder público, a tarefa é fiscalizar todo o processo e definir obrigações legais.  Ao mesmo tempo, ele compartilha a função de educar e conscientizar os cidadãos ao lado dos demais responsáveis pela logística reversa.

Esse funcionamento pode ser resumido em 5 fases básicas de logística reversa. Veja como é simples entender o processo logo abaixo.

Passo a Passo da Logística Reversa

Por tudo isso, é válido entender quais são as 5 etapas básicas da logística reversa:

1

Os cidadãos são conscientizados sobre a importância do seu papel na Logística Reversa;

2

O consumidor devolve o produto ou embalagem pós-consumo ao comerciante/distribuidor;

3

O comerciante/distribuidor a remete ao fabricante/importador;

4

O fabricante/importador encaminha para reuso, reciclagem ou outra destinação ambientalmente adequada;

5

Os órgãos públicos fiscalizam a cadeia e garantem que tudo é feito adequadamente, de acordo com a legislação vigente.

22/02 - Benefícios da Logística Reversa​

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, a Logística Reversa é indispensável por apresentar as seguintes vantagens:

A Logística Reversa é benéfica para a economia, pois gera recursos sustentáveis e mais renda;  

Ela contribui para a redução de impactos ambientais negativos, preservação dos recursos naturais já que diminui a necessidade de novas matérias-primas e previne o descarte inadequado de resíduos;

Melhora a qualidade de vida dos cidadãos, que passam a viver em um ambiente mais saudável, limpo e responsável;

Serve como um importante incentivo à reciclagem, ao reuso e à destinação ambientalmente adequada de resíduos;

Compartilha a responsabilidade pela gestão de resíduos entre a sociedade, o que envolve o setor público, privado e sociedade civil;

Aumenta significativamente a eficiência na utilização de recursos naturais pelas indústrias, minimizando a utilização de mais recursos;

Contribui para o aumento da vida útil dos aterros sanitários, pois insere boa parte dos resíduos novamente na cadeia produtiva, quando possível;

Aumenta a oferta de produtos ambientalmente corretos, com maior incentivo à geração de novos negócios, ao emprego e renda.

23/02 - Manual da Logística Reversa

Um guia detalhado para você implementar a LR na sua empresa.

Nos últimos anos, as regulamentações referentes à logística reversa de produtos têm passado por significativas transformações. É fundamental estar atualizado com todas as normativas para garantir a conformidade dos seus processos e evitar quaisquer penalidades legais.

Para te ajudar nessa missão, a ABIC atualizou o Manual Logística Reversa, com todos os detalhes já adequados às novas regras.

Rolar para o topo
X