Desde sua fundação, em 1973, a ABIC traz como lema o fortalecimento e a evolução do mercado de café no Brasil. Evolução em todos os sentidos: qualidade, inovação, tecnologia, sustentabilidade, respeito ao consumidor.
E um dos marcos desse trabalho é a criação dos Programas de Certificação da ABIC. Primeiro veio o Programa Permanente de Controle da Pureza do Café (PPCPC), em 1989. Posteriormente, surgiram os Programas de Qualidade do Café (2004) e, mais recentemente, em 2007, o de Programa Cafés Sustentáveis do Brasil.
Por meio dos Programas de Certificação ABIC, a associação consegue oferecer diretrizes essenciais de pureza, qualidade e sustentabilidade para as torrefações de todo o país, além de conferir rigor científico às análises e classificações, com a oferta de selos apenas para produtos adequados aos padrões definidos em cada categoria.
Em um esforço contínuo de oferecer aos consumidores mais qualidade e segurança do alimento, em janeiro de 2023, a ABIC unificou seus Programas de Pureza e Qualidade. Antes, duas certificações distintas, agora contam com um regulamento único e um selo único, garantindo aos apreciadores que os cafés certificados em relação à pureza também atendem os padrões propostos de qualidade.
É a ABIC acompanhando a evolução dos Cafés do Brasil e oferecendo aos consumidores ainda mais segurança, qualidade e sustentabilidade a cada xícara.