Digital o diario | 21/08/2018 00:17:31
A bebida preferida do brasileiro é o café e o produto mais vendido é o café em pó, presente em quase todas as casas brasileiras por conta da sua praticidade de preparo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o café a segunda bebida mais consumida no país, ficando atrás apenas da água. O brasileiro consume mais de 81 litros de café anualmente, um número extremamente alto.

O café em pó aparece no topo do consumo e em média cada habitante consome por ano 4,89 kg de café em pó. O número é alto mesmo diante de outros produtos que surgem no mercado, como o café em cápsula. Ainda que possua um sabor reduzido, se comparado ao café em grãos, o café em pó se torna especial por ser mais barato e mais fácil de ser encontrado nos mercados brasileiros. O café em pó é comercializado de duas formas: o pó para preparo de café com coador e o café expresso.

Dicas para comprar café em pó no supermercado

Para poder degustar um café de qualidade, o consumidor de café em pó precisa ficar atento a algumas especificações do produto. A principal delas é buscar o selo da Abic na embalagem. A Associação classifica os cafés com notas de 4,5 a 10 que determina a qualidade do produto. As notas mais baixas são para produtos composto por um blend de grãos arábica e robusta que são os cafés mais populares e econômicos. As notas mais altas são para os produtos 100% arábica, conhecidos como cafés “gourmet” pelo seu grau de qualidade.

Outra informação que o consumidor precisa prestar atenção é para o nome da fazenda produtora. Quanto mais dados a empresa oferecer do produto, mais segurança o consumidor terá para avaliar o café e poder atestar o seu sabor. Como estamos falando de café torrado e moído, fique atento à forma de armazenar este produto.

O mais indicado é que o produto, depois de aberto, seja consumido em até sete dias para não perder suas propriedades e, principalmente, o seu sabor. O café em pó deve ser armazenado em potes herméticos, que possuem maior vedação, dessa forma é possível preservar as propriedades do produto. Mantenha o pó sempre dentro do pote e nunca o coloque na geladeira. Para quem consome pouco café, crie o hábito de compra-lo em pouca quantidade para degustar sempre de um produto fresco e com toda a qualidade e sabor que você merece.