Tamanho da fonte

Qualidade Global(QG) é a percepção conjunta dos atributos da bebida , de aromas e seu grau de intensidade, sendo que quanto mais aromático, melhor a qualidade do café; dos sabores característicos,como acidez, corpo, amargor, adstringência; fragrância do pó;  da presença ou não do gosto de grãos defeituosos; entre outras características cujo o conjunto de percepções irão determinar a nota de QG obtida pelo produto numa escala sensorial de 0 a 10.

Escala Sensorial do café torrado e moído desenvolvida em 2003 pela ABIC
Escala Sensorial do café torrado e moído desenvolvida em 2003 pela ABIC

 

A ABIC considera as seguintes  categorias de qualidade do café e o que determina é a faixa de nota de Qualidade Global obtida pelo produto, numa escala de 0 a 10:

Cafés Tradicionais ou Extraforte

Nota de  QG  >= 4,5 e < 5,9

Café para o consumo do dia-a-dia, com custo menor. São comparáveis aos vinhos de mesa, que tem qualidade regular, mas preço menor, para o consumo diário.

Cafés Superiores

Nota de  QG  >= 6,0 e <7,2

Café de qualidade boa e sabor mais acentuado. São comparáveis aos vinhos superiores, que estão na escala intermediaria de qualidade, melhores que os Tradicionais e/ou Extra fortes e com valor agregado.

Cafés Gourmet

Nota de  QG>= 7,3 até 10

Café excelente, exclusivo e de alta qualidade, com sabor e aroma mais suaves  por causa da seleção dos grãos. Também é possível perceber notas frutais, achocolatadas, e de nozes. São comparáveis aos vinhos mais finos, os grand cru, mais raros e exclusivos, finos e de alta qualidade.

 

Esta classificação, que é única no mundo, auxilia a decidir qual a qualidade do café que deseja ao adquirir. Podem, por exemplo, definir o Nível Mínimo, que é de 4,5 pontos., ou alternativamente, se desejarem uma qualidade melhor ainda e com preço competitivo, podem definir uma nota específica, como por exemplo,  a nota 5,5 pontos, ainda na categoria Tradicional. Por outro lado, se a escolha for para um café diferenciado e ainda melhor, podem escolher um Café Superior, cuja nota inicia com 6,0 pontos. Os Cafés Gourmet são de fornecimento mais sensível e limitado. Seus preços revelam um valor agregado maior em função de sua qualidade exclusiva. 

A ABIC lembra que em licitações é obrigatória a classificação quando das aquisições do poder público (inciso II, Art 1º Lei n.º 9.972/00).

O  Programa de Qualidade do Café ABIC – PQC  certifica mais de 700 marcas de café em todo território nacional e atesta não só a qualidade do produto como também as boas práticas de fabricação  do processo industrial por meio de auditoria nas empresas.certificadas e mantém, em seu site, uma lista atualizada das marcas e sua respectiva categoria de qualidade. Pode-se exigir também a apresentação do Certificado de Autorização ao Uso do Símbolo de Qualidade ABIC que trará: a indicação da qualidade global através de uma faixa de notas; a data da última avaliação do produto e a categoria certificada. Clique para visualizar o Modelo de certificados ABIC.

IMPORTANTE:

Para garantir que o café vencedor da licitação possui as especificações e características de qualidade descritas no edital  é muito importante que os produtos sejam avaliados quando da entrega efetiva do pedido para a confirmação da Qualidade Global da bebida do café licitado, através de duas amostras lacradas, escolhidas ao acaso no lote fornecido. As amostras devem ser enviadas para análises no laboratório determinado pela Comissão de Licitação. Os custos dessas análises serão de responsabilidade da empresa vencedora.