Fale Conosco legendaPerguntas frequentes

TRITICALE – Nova tentativa de fraude no café torrado e moído

A mais nova tentativa de fraude detectada pela ABIC é uma substância de nome TRITICALE, um cereal híbrido, resultado da hibridação do trigo e do centeio.

Essa substância esta sendo oferecida como produto para fraudar o café torrado e moído, sob alegação que não aparece na análise de microscopia, o que não é verdade.

A entidade tem ciência da nova fraude e já alertou os laboratórios, que estão aptos a identificar a substância.

A ABIC já está de posse de amostras de marcas de café suspeitas de estarem fraudadas com Triticale, e iniciará as análises nestas amostras, além de intensificar as coletas dessas marcas suspeitas de fraude.

Alertamos aos nossos associados que, além de configurar uso de substância estranha no café, infringindo a legislação RDC 14, a pena prevista no Regulamento do Selo de Pureza ABIC, nestes casos de adulteração do produto, é a exclusão do quadro social com a perda do uso do “Selo de Pureza ABIC”.

A entidade estará sempre atenta contra a prática abusiva destas empresas e pronta para coibir estas irregularidades.

Atenciosamente,

Comitê Permanente de Qualidade ABIC

Cafés finalistas do 13º Concurso Nacional ABIC de Qualidade começam a ser leiloados

Tempo de Comunicação – 26/01/2017

Marília Moreira

Ao todo são 36 sacas de cafés arábicas preparados pelos métodos Natural e Cereja Descascado. Pregão tem lance mínimo fixado em R$ 871,00 a saca.

 

 

O leilão dos 8 lotes finalistas do 13º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café foi aberto nesta quinta-feira (26) e segue até sexta-feira da próxima semana (03/02). São 3 finalistas na categoria Microlote; 3 na categoria Café Cereja Descascado e 2 na categoria Café Natural, totalizando 36 sacas. O lance mínimo foi estipulado em R$ 871,00 a saca, equivalente a 50% acima da cotação BMF/Bovespa da terça-feira (24), conforme regulamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), entidade promotora do evento.

Para consumidores capixabas e baianos, cafés do Paraná são os Melhores do Brasil

Júri Popular do 13º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café terminou nesta sexta-feira, com a etapa da Bahia. Resultado final, com a soma de todas as notas obtidas nas quatro etapas de seleção - SP, PR, ES e BA – será divulgado quinta-feira, dia 26 

Os consumidores que participaram das duas últimas etapas do Júri Popular do 13º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, no Espírito Santo e na Bahia, surpreenderam com seus votos. Ambos concluíram que o Melhor Café do Brasil é produzido no Paraná, embora por cafeicultores distintos e com processos de preparo dos lotes diferentes: cereja descascado e natural.

Para consumidores do Paraná, o Melhor Café do Brasil é capixaba

 Júri Popular do 13º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café termina sexta-feira, com a etapa da Bahia. Já participaram consumidores de São Paulo e Paraná, e nesta quinta-feira, é a vez do Espírito Santo.

Um grupo de 27 consumidores apaixonados por café esteve reunido na manhã de quarta-feira (18), em Londrina, na sede do IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná. A missão: fazer parte do Júri Popular para provar e pontuar notas de qualidade global de cada um dos 8 lotes finalistas do 13º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, pré-selecionados por um Júri Técnico composto por provadores e especialistas.  

Consumidores de S.Paulo elegem o Café da Bahia como o Melhor do Brasil

- Faltam agora as etapas dos Júris Populares do Paraná, Espírito Santo e Bahia. O resultado somará na nota final para a eleição dos melhores lotes do 13º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café

Mesmo com a forte chuva que caiu na manhã desta terça-feira (17) em São Paulo, 18 consumidores apaixonados por café marcaram presença na primeira etapa do Júri Popular para ajudar na escolha dos melhores lotes do 13º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. A seleção contuará nesta quarta, quinta e sexta-feira com consumidores do Paraná, Espírito Santo e Bahia, respectivamente.

Parceria ABIC - I Open de Tenis da Elase

ABIC, 09/12/2016

No último domingo, 04/12, terminou o I Open de Tenis da Elase, torneio esportivo que contou com a parceria da ABIC. O evento foi um grande sucesso, contando com 120 inscritos em 6 categorias e 119 partidas. Ao total, mais de 1.000 pessoas frequentaram o clube durante os 4 dias de campeonato e todos foram unanimes em reconhecer a qualidade da organização e destacar que irão prestigiar outros eventos no futuro.

Produção de café na Indonésia deve cair na nova safra; exportações serão afetadas

Notícias Agrícolas | 18/11/2016 14:50:12

Devido aos efeitos do El Niño no final de 2015, que trouxe seca para a região, a produção de café da Indonésia deve diminuir na safra 2016/17.

O escritório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Jacarta prevê que a produção de café do país no próximo ano cairá para 8,9 milhões de sacas, em comparação com as estimativas oficiais que apontavam 10 milhões de sacas. A produção do último ano foi de 12,1 milhões de sacas.

ABIC apoia ação do PROCON-MG

TEMPO DE COMUNICAÇÃO – 29/09/2016

MARÍLIA MOREIRA

A Associação Brasileira da  Indústria de Café - ABIC tomou conhecimento do resultado do estudo divulgado ontem (28/09) pelo PROCON - MG, a respeito do Programa de Monitoramento do Café Torrado e Moído no Estado de Minas Gerais. O estudo indicou que 30,7% (74 marcas), das 241 amostras analisadas, continham impurezas acima do limite legal.

Café não causa câncer, diz OMS

Mais de 1.000 estudos foram analisados para se chegar a essa conclusão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta-feira (15), um estudo que comprova que o café não causa câncer. O parecer foi elaborado por 23  especialistas para a Agência para Pesquisas de Câncer (IARC, na sigla em inglês). A informação foi noticiada na tarde de terça-feira pela imprensa nacional e internacional.

Dia Internacional do Café é nesta quinta-feira. Comemore!

Um dos hábitos mais antigos da humanidade, o café é consumido em praticamente todo o mundo. São milhares de xícaras por dia que ajudam a despertar, que dão energia e aproximam as pessoas.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) participa das comemorações do Dia Internacional do Café, nesta quinta-feira, 14 de abril, estimulando as indústrias, o varejo, os supermercadistas, as cafeterias, imprensa e todos os consumidores para celebrar a data com uma deliciosa xícara de café, não importa a forma de preparo: na cafeteira elétrica, no filtro de papel, no coador de pano, em cápsulas ou sachê, na prensa francesa, puro ou com leite, ou mesmo como ingrediente de saborosos drinques, alcoólicos ou não. 

ABIC participa de importantes reuniões da CNI

ABIC - 01/04/2016

Wilson Oliveira, do Café Rancheiro (GO), representante da ABIC na CNI – Confederação Nacional da Indústria participou de duas importantes reuniões realizadas na sede da entidade em Brasília. A primeira, na terça-feira (29), foi uma palestra-almoço com o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo. A segunda reunião, do Coagro – Comitê Temático do Agronegócio ocorreu na manhã de quarta-feira, e tratou, sobretudo, da agenda legislativa sobre relações trabalhistas. 

Café é destaque na mídia

Tempo de Comunicação - 10/03/2016 

Marília Moreira

Programa Bem Estar, da TV Globo, apresentou uma grande reportagem com dicas e informações preciosas para os consumidores

Na manhã desta quarta-feira (9), o café foi o tema principal do programa Bem Estar, da TV Globo. Os benefícios para a saúde, quantas xícaras por dia, como conservar o produto, forma de preparo, cuidados com a adição de açúcar em excesso foram alguns dos temas abordados, além de uma matéria especial feita na fazenda da O’Coffee, em Pedregulho (SP), que mostrou o caminho percorrido pelo café, da lavoura até a xícara, com destaque para a torrefação correta do grão.

Morre o Dr. Darcy Lima

E o Brasil perde seu pesquisador pioneiro na área de café e saúde

É com imensa consternação e muita tristeza que a ABIC comunica o falecimento do médico e pesquisador Dr. Darcy Roberto Lima, pioneiro nos estudos dos benefícios do café para a saúde humana.  Ele faleceu dia 24 de julho, em João Pessoa (PB), onde morava nos últimos anos com sua família, recuperando-se de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido em agosto de 2009, em sua casa no Rio de Janeiro. A ABIC recebeu a notícia apenas na noite desta terça-feira (11 de agosto).

Esclarecimentos sobre testes no café

ABIC - 12/05/2015

A ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café esclarece em relação aos testes em marcas de café feitas pela PROTESTE, que os fragmentos encontrados nas análises são os da “broca do café”, um tipo de caruncho natural do grão. A broca ou seus fragmentos microscópicos não são nocivos à saúde humana. Estes resíduos existem em todos os alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, cereais, temperos, entre outros.  A broca nasce na lavoura e se instala no grão enquanto ele esta em crescimento. Sua existência não indica falta de boas práticas na indústria. 

Ocratoxina A (OTA) em Café

ABIC - 12/05/2015

Como a maioria dos produtos de origem vegetal, os grãos de café estão sujeitos a sofrerem contaminação por fungos nas diferenças etapas da produção. A contaminação pode ocorrer nas etapas de colheita, secagem, transporte e armazenamento, entre outras. Alguns desses fungos causam graves defeitos nos grãos de café, alteram o sabor da bebida deixando-a com sabor de bolor e terra. Podem ainda, produzir micotoxinas, substâncias tóxicas, resultando no comprometimento da saúde humana.

Matérias estranhas em Café

ABIC - 12/05/2015

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou e março de 2014 a resolução (RDC 14/2014) sobre a presença de matérias estranhas em alimentos e bebidas e seus limites de tolerância.

Segundo a Anvisa, uma matéria estranha é qualquer material que não faz parte da composição do alimento e que pode estar associado a condições inadequadas de produção, manipulação, armazenamento ou distribuição. E todos os limites estabelecidos na norma referem-se a fragmentos microscópicos que podem estar presente no processo produtivo, mas que não podem ser totalmente eliminados mesmo com a adoção das boas práticas.

Campanha de Marketing ABIC Selo de Pureza 2014 atinge mídias de todo o País

RÁDIOS, ELEVADORES (ATRAVÉS DA “ELEMÍDIA”), REVISTAS, PORTAIS, REDES SOCIAIS E TV REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DA PUREZA E DA SEGURANÇA ALIMENTAR ATRAVÉS DO MOTE “TUDO QUE É PURO É MELHOR. INCLUSIVE SEU CAFÉ."

No dia 26 de agosto, a ABIC lançou a “Campanha de Marketing ABIC Selo de Pureza 2014”, visando ampla divulgação nos principais meios de comunicação do País, com base no mote “Tudo que é puro é melhor. Inclusive seu café.” Elaborada pela agência Havas, as ações estão na mídia desde o dia 1º de setembro nas rádios, em revistas voltadas ao setor varejista e alimentício, em elevadores espalhados pelas principais cidades brasileiras, na internet e ainda será veiculada na TV, no programa “Mais Você”, de Ana Maria Braga, da Rede Globo.


SELO DE PUREZA ABIC COMPLETA 25 ANOS

Tempo de Comunicação (Assessoria de Imprensa ABIC) - 13/08/2014

Marília Moreira

Entidade aumenta o monitoramento sobre marcas de café no mercado e define meta de 3.500 analises por ano

Com a fixação da meta de coletas e análises recordes de 3.500 amostras de café por ano, a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café está comemorando os 25 anos do Selo de Pureza, certificaçãoe programa de autorregulamentaçao pioneiros na área de alimentos e bebidas, lançados em agosto de 1989. As amostras de marcas de café, associadas ou não à entidade, são coletadas no varejo por auditores independentes e analisadas em laboratórios credenciados. O aumento no número de coletas e análises, de 2.880/ano para 3.500/ano, (22% a mais),  permitirá à entidade ampliar o raio de ação do programa, monitorando marcas em  todo o território nacional. No total, os investimentos serão de R$ 966 mil, totalmente custeados pelos associados.

Aumenta consumo de café durante o inverno

Liberdade FM - Caruaru/PE - CIDADES - 24/07/2014 

Tem gente que bebe café pelo simples prazer que ele proporciona. Outros fazem isso na tentativa de se manterem acordados ou para aumentar a concentração. Há também aqueles que não dão o almoço por encerrado sem antes saborear a bebida.

Homenagem da ABIC e dos industriais de café ao grande escritor Ariano Suassuna

ABIC - 24/07/2014

" Tenho duas armas para lutar contra o desespero, a tristeza a até a morte: o riso a cavalo e o galope do sonho. É com isso que enfrento essa dura e fascinante tarefa de viver." Ariano Suassuna.

Sábado, 24 de Maio, é o Dia Nacional do Café

ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café- Maio 2014

Tempo de Comunicação - Marília Moreira

O café faz parte do dia a dia de milhares de brasileiros. Consumido diariamente e em doses moderadas, de quatro a cinco xícaras ao longo do dia, o café é uma bebida natural e saudável que pode prevenir inúmeras doenças, além de ajudar a despertar, dar pique e energia. E aqueles que adoram um cafezinho coado na hora, ou extraído da máquina de expresso, ou preparado em cápsulas e sachês, têm um motivo a mais para comemorar: sábado, 24 de Maio, é o Dia Nacional do Café.

Confira o expediente da ABIC durante o Carnaval/2014

• 28/02/2014: devido a grande movimentação no Centro do Rio de Janeiro, onde fica a sede da ABIC, o expediente será até às 14 horas;

• Dias 03, 04 e 05/03/2014 (Carnaval): não haverá expediente;

• Dias 06 e /03/2014: expediente normal.

Caso precise entrar em contato com a entidade no período de recesso, pedimos a gentileza de deixar seu recado por e-mail no setor desejado. Confira a lista e seus respectivos responsáveis:

Secretaria – Christianne Monteiro - cristiane@abic.com.br;

Diretor Executivo – Nathan Herszkowicz - nathan@abic.com.br;

Estatística e Pesquisa – Aluizio Santos - aluizio@abic.com.br;

Financeiro – Gelcina Chalet - gelcina@abic.com.br;

Contas a Receber – Priscila Costa - priscila@abic.com.br;

Jurídico – Alexandre Lima - alexandre@abic.com.br;

Selo de Pureza ABIC – João Luiz - joao@abic.com.br;

Programa de Qualidade do Café - PQC – Aline Marotti - aline@abic.com.br;

Marketing e Comunicação – Mônica Pinto - monica@abic.com.br;

Assessoria de Imprensa – Marília Moreira - mariliatempocom@uol.com.br

Aproveite o Carnaval!

Atenciosamente,

DEPARTAMENTO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO

Nota de Esclarecimento - Embrapa Agroindústria de Alimentos

Tomamos a liberdade de encaminhar a Nota de Esclarecimento emitida pela EMBRAPA AGROINDUSTRIA DE ALIMENTOS, com importantes comentários a respeito da matéria veiculada no noticiário Bom Dia Brasil, da Rede Globo, no dia 5 de Setembro, sobre testes em café.

Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC

ESCLARECIMENTO PÚBLICO - Desrespeito ao café e aos consumidores

A Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, que representa as empresas de café responsáveis por 75% do produto consumido no País, repudia a matéria veiculada no dia 5 de Setembro no programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, com uma equipe de pesquisadores da EMBRAPA AGROINDÚSTRIA ALIMENTOS, que sugeriu, irresponsavelmente, que 95% dos cafés produzidos contém impurezas, a partir de análise de apenas 12 marcas.

ABIC elege Conselho de Administração para o triênio 2013-2016 e reelege Américo Sato presidente da entidade

Tempo de Comunicação – 25/06/2013

Marília Moreira

O Conselho Deliberativo da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, em Assembléia Geral Ordinária realizada na manhã desta terça-feira (25), em sua sede no Rio de Janeiro, elegeu os novos membros do Conselho de Administração para o triênio 2013-2016.  Américo Takamitsu Sato foi reeleito presidente da entidade, e passa a ter como 1º vice-presidente o industrial Ricardo Silveira, do Café Cristal, de Minas Gerais.

ABIC realizará degustações e minicursos no 7º Espaço Café Brasil

Tempo de Comunicação, 25 de setembro de 2012

Entidade também promoverá seus programas de qualidade e de certificação

A ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café promoverá na próxima semana, em seu estande no 7º Espaço Café Brasil, uma série de degustações e de minicursos destinada a donos ou futuros proprietários de cafeterias, a baristas, profissionais das indústrias e para pessoas que adoram café e querem saber mais sobre o produto. O evento acontecerá de 4 a 6 de outubro (quinta-feira a sábado), no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo.

Começam os preparativos para o 9º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café

Tempo de Comunicação – 09/06/2012 

 

Marília Moreira

 

Com a colheita de café em andamento, centenas de cafeicultores dão início a uma etapa especial: a preparação cuidadosa dos lotes com os melhores grãos que irão disputar, a partir de meados de agosto, os concursos regionais e estaduais. São exatamente os cafés finalistas dos certames estaduais que concorrerão ao 9º Concurso Nacional de Qualidade do Café, promovido pela ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café.

Financiamento FUNCAFÉ 2012

Prezado Associado,

Segue abaixo a íntegra da Resolução 4.068/12, do CMN, que estabelece as condições da linha de credito de R$ 200 milhões para a indústria de café, que foi demandada, com sucesso, pela ABIC.

Edição Especial e Homenagens Especiais

 

ABIC, 19 de abril de 2012

O conselho gestor da ABIC aproveitou a última terça-feira para realizar em Brasília, no hotel Royal Tulip, uma série de atividades que resultaram em completo êxito. Grande ausência foi a do presidente Américo Takamitsu Sato, motivada por um cateterismo realizo na manhã daquele mesmo dia o que o obrigou a ficar em São Paulo. De acordo com Auro Sato, que representou o pai em Brasília, o resultado do exame foi bom, ele passará agora por um tratamento mais intensivo e em breve estará novamente na ativa.

 

Café: ABIC divulga desempenho do setor em 2011 na terça-feira

 

A ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café divulgará os resultados do setor em 2011 e as perspectivas para os próximos anos, na próxima terça-feira (24), durante café da manhã a ser realizado no Sindicafé – São Paulo. Na ocasião, a entidade também fará a entrega dos prêmios às empresas que tiveram seus produtos melhor avaliados, em 2011, no PQC – Programa de Qualidade do Café, nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet. 

 

ABIC adia divulgação do resultado do Concurso Nacional de Qualidade do Café

Tempo de Comunicação – 30/11/2011 

Marília Moreira

 

A Comissão Organizadora do 8º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Safra 2011, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café, adiou desta quarta-feira (30/11) para a próxima terça-feira (6/12), a divulgação do lote campeão e dos vencedores das categorias Café Cereja Descascado, Café Natural e Microlote. O adiamento ocorre em função da necessidade da Comissão Julgadora realizar novas rodadas de avaliação sensorial.

Cenário é de escassez de café para as indústrias

Tempo de Comunicação – 25/11/2011 

Marília Moreira

ABIC prevê preços da saca de café em alta, principalmente no primeiro trimestre de 2012

O preço do café verde – principal matéria-prima das indústrias – deve manter a tendência altista no decorrer de 2012, principalmente no primeiro trimestre.  A previsão é da ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café, com base no atual cenário, marcado pela baixa disponibilidade de arábicas no mundo, pelos baixos estoques mundiais, pela demanda crescente apesar da crise econômica, e pelos estoques brasileiros muito baixos no período anterior à colheita. “O volume comercializado também se reduziu porque muitos detentores de estoques de café estão segurando sua venda, prevendo preços melhores nos próximos meses”, diz Américo Sato, presidente da ABIC, alertando que essa conjuntura afeta os resultados e a produção das indústrias.

 

ABIC divulga regulamento do concurso para seleção dos melhores cafés do Brasil

A temporada dos concursos estaduais para seleção dos melhores cafés já começou. São os lotes finalistas de cada uma dessas regiões produtoras que disputarão em novembro o 8º Concurso Nacional de Qualidade do Café – Safra 2011, promovido pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café. Cultivados com todo capricho pelos cafeicultores, esses cafés serão adquiridos em leilão, em dezembro, pelas indústrias e chegarão aos consumidores no início do próximo ano, em embalagens sofisticadas de 250 gramas e identificadas por selo numérico controlado, compondo a 8ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil.

SAIBA MAIS

 

Dados do IBGE confirmam pesquisas da ABIC: café é o alimento mais consumido

A ‘Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil’, estudo realizado pela primeira vez pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e divulgado dia 28 de julho, confirmou as pesquisas que a ABIC realiza desde 2003 para acompanhar as ‘Tendências de Consumo de Café no Brasil’: que o café é o alimento mais consumido no Brasil (por 95% da população acima dos 15 anos) e que vem crescendo, sistematicamente, a demanda do produto fora do lar (307% em 8 anos).

SAIBA MAIS

Café: ABIC promove programas de qualidade no evento Paladar

Entidade também vai lançar a confraria “Amigos do Café”

Aproveitando que o café ocupa cada vez maior espaço no mundo da gastronomia, a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café participará da quarta edição do Paladar – Cozinha do Brasil, que será promovido de sexta a domingo (29 a 31/07) no Grand Hyatt São Paulo. Durante o evento, que reúne chefs, cozinheiros, quituteiros, formadores de opinião e experts variados, a entidade vai lançar a confraria ‘Amigos do Café’ e promover o Programa de Qualidade do Café (PQC), que certifica os produtos nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet.

SAIBA MAIS

ABIC elege novo presidente e inicia a reorganização do setor

 

Ás vésperas de completar 40 anos, entidade busca a renovação de ideias e ações

As grandes transformações que estão ocorrendo no mercado interno de café, com o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e canais de distribuição e de consumo, levaram a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café a assumir um novo posicionamento, voltado para a reorganização do setor. A proposta é criar estratégias e ferramentas que permitam que as empresas de todos os portes, principalmente as pequenas e médias, possam fazer os ajustes necessários, administrativos, financeiros, mercadológicos ou tecnológicos, para identificar novas oportunidades de negócios e nichos de atuação. É com essa incumbência que o empresário Américo Takamitsu Sato assumiu na terça-feira (21/06) a presidência do Conselho Gestor da entidade, sucedendo a Almir José da Silva Filho.

SAIBA MAIS

 

Crescem as adesões aos programas da ABIC

Mais indústrias estão diferenciando suas marcas através da certificação do PQC. 

Um número crescente de indústrias está aderindo ao PQC - Programa de Qualidade do Café, lançando cafés Superiores ou Gourmet. A busca da diferenciação das marcas e da agregação de valor aos produtos, através do PQC, ja atinge 87 indústrias associadas e 436 marcas.

 

 

Consumo de café cresce em todas as faixas etárias

O café, que até quinze anos atrás tinha como grande consumidor o público mais velho, está conquistando os jovens. É isso o que aponta a mais recente pesquisa “Tendências de Consumo de Café” realizada anualmente, desde 2003, pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O estudo mostra que de 2003 a 2010 o percentual de pessoas que declararam, espontaneamente, ter o café entre as bebidas habituais e que o haviam consumido no dia anterior e no dia da pesquisa aumentou de 85% para 91% na faixa dos 15 aos 19 anos; de 83% para 90% na faixa dos 20 aos 26 anos; de 86% para 94% na faixa dos 27 aos 35 anos e acima dos 36 anos, de 96% para 98%.

ABIC destaca o Selo de Pureza na semana do Dia Nacional do Café

 

A Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC aproveita esta semana de comemorações em torno do Dia Nacional do Café – 24 de Maio, para realizar uma série de iniciativas dirigidas aos associados e ao público em geral, visando valorizar a qualidade e a pureza do café. Além de convocar todos os setores para que celebrem a data, a entidade lança, a partir desta terça-feira, uma campanha do Selo de Pureza que será realizada pelas indústrias nos pontos de venda, junto aos seus parceiros e consumidores. 

SAIBA MAIS

 

ABIC convoca consumidores para comemorar o Dia Nacional do Café

Todo dia é dia de café, como comprova o fato de 95% dos brasileiros acima dos 15 anos consumirem ao menos uma xícara diariamente. Só isso já poderia ser considerado uma grande homenagem a essa bebida. Mas desde 2005, quando a data 24 de Maio foi incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos como Dia Nacional do Café, a comemoração ganhou outra dimensão, passando a ser festejada por industriais, produtores, exportadores, cooperativas, varejo, cafeterias e por todos os apaixonados por café.

SAIBA MAIS

Chega ao mercado a Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil – Safra 2010/11

 

Será lançada no próximo dia 26 em São Paulo, em evento na ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, a 7ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil – Safra 2010/2011. São oito marcas: Café Santo Grão, Café Três Serras (Café Fazenda Águas Claras), Café Baronesa, Café Caiçara, Café Excelsior, Café Número Um, Café Cajuba Gourmet e Lucca Cafés Especiais. Todas elaboradas com grãos dos lotes vencedores do 7º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, realizado em dezembro passado, e que chegam ao mercado em embalagens sofisticadas, de 250 gramas, e identificadas com um selo numerado e controlado.

SAIBA MAIS

 

Almoço presidencial em Pequim tem Café Machado no cardápio

O Café Machado, lançado em 2007 pela empresa brasileira Agro Food especialmente para o mercado chinês, foi a bebida escolhida para encerrar o almoço que o Itamaraty organiza nesta terá-feira (12), em Pequim, como parte da visita da comitiva brasileira ao país asiático. O almoço, para 800 convidados entre autoridades e empresários dos dois países, será no Hotel China World Summit Wing e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff.

SAIBA MAIS

Cafés do Brasil na Fórmula Indy 2011

Participando pelo terceiro ano consecutivo a convite da Apex-Brasil, a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café inicia a temporada 2011 da Indy Car Series, conhecida no Brasil como Fórmula Indy, estampando a logomarca Cafés do Brasil no carro do piloto brasileiro Tony Kanaan, da KV Racing, escuderia pela qual ele disputará todas as corridas este ano. A logomarca, que é um ramo estilizado de café, será aplicada no KVRT-Lotus número 82 na primeira prova do ano, que acontece neste domingo (27) nas ruas de St. Petersburg, na Flórida (EUA).

SAIBA MAIS

 

Regulamentação do café reforça Selo de Pureza ABIC

O novo Regulamento Técnico para Café Torrado em Grão e Café Torrado e Moído, implementado pela Instrução Normativa N° 16, do Ministério da Agricultura, e em vigor a partir desta quarta-feira (23), conta com o apoio da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café e vai potencializar o seu Selo de Pureza, certificação pioneira na área de alimentos e bebidas lançada há 21 anos e até hoje ativa. A opinião é do presidente da ABIC, Almir José da Silva Filho, para quem a nova regulamentação vai reforçar as iniciativas da entidade “para combater a fraude e a adulteração, melhorando a qualidade do café e auxiliando as indústrias de todo o país que atuam corretamente e merecem que seus produtos sejam reconhecidos pelo varejo, pelos consumidores e tenham o justo valor”.

SAIBA MAIS

Consumo per capita de café no Brasil é recorde

O consumo per capita de café torrado no Brasil atingiu marca histórica e quebrou o grande recorde registrado há 45 anos. Em 2010, o consumo foi de 4,81 kg por habitante, volume que supera os 4,72 kg registrados em 1965 pelo IBC – Instituto Brasileiro do Café, até então o maior índice. Esse resultado parte da avaliação anual realizado pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, com o estudo “Indicadores da Indústria de Café no Brasil/2010 – Desempenho da Produção e Consumo Interno”, elaborado pela Área de Pesquisas da entidade e que analisa dados do setor no período compreendido entre Novembro/2009 a Outubro/2010.

Café: campeão do Concurso Nacional é João Antônio Garrote, de Itaí, S.Paulo

João Antônio Garrote, da Estância São Francisco, de Itaí, município paulista da região de Piraju, é o grande vencedor do 7º Concurso Nacional de Qualidade dos Cafés do Brasil, realizado pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café. A cafeteria paulista Santo Grão arrematou por R$ 5.100,00 a saca de café arábica variedade catuaí, cereja descascado, produzida por Garrote, maior valor pago no leilão dos lotes finalistas deste certame. Com isso, o Santo Grão conquistou o título de empresa Campeã do concurso, na categoria Ouro.


ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café

Rua Visconde de Inhaúma, 50 - 8º Andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20091-007 - Tel +55 (21) 2206.6161 - Fax +55 (21) 2206.6155

Copyright © 2009 ABIC. Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada desde que citada a fonte.