Fale Conosco Associado Portal

Recursos para a indústria de café

A ABIC estabeleceu um relacionamento diferenciado com a Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil, cujo Diretor, Dr. Clenio Severio Teribele, recebeu a Diretoria da ABIC com extrema cortesia e atenção, em audiência no ultimo dia 14 de Agosto.

Neste encontro, foram detalhadas as linhas de crédito que o Banco do Brasil repassará, tanto com recursos do FUNCAFÉ, quanto com recursos livres próprios do crédito rural do banco. Dessa forma, o Banco do Brasil vai operar e repassar parte da linha de crédito para capital de giro no montante de R$ 200 milhões, com recursos do FUNCAFÉ, que estará disponível nos próximos dias nas agências que demandarem parte desses recursos, como resultado dos pedidos que os industriais fizerem rapidamente aos gerentes, manifestando seu interesse na operação.

Além desta, disponibilizará também as linhas Flex Agro e Crédito Agroindustrial, com recursos livres do próprio banco, cujo montante pode ultrapassar R$ 600 milhões, disponíveis para todos os agentes do agronegócio, e que se recomenda sejam utilizadas para ampliar a aquisição de grãos de café arábica, dentro do contexto de uma estratégia de utilizar excedentes dessa espécie no mercado e contribuir para o pleno suprimento de grãos com qualidade para o mercado interno.

Por fim, desejo comunicar que a ABIC e o BANCO DO BRASIL estão finalizando uma minuta de um Termo de Cooperação, que poderá facilitar e agilizar as operações dos industriais de café associados da ABIC nas agências do banco. Importante destacar que nos contatos que os industriais manterão com seus gerentes do Banco do Brasil ou de outros bancos repassadores de linhas do FUNCAFÉ, é necessário que o companheiro copie e leve consigo TODOS OS DOCUMENTOS OU INFORMAÇÕES enviadas pela ABIC que digam respeito a essas linhas de financiamento, de modo a permitir aos gerentes o mais pleno conhecimento dessas linhas e de como elas devem ser repassadas. No ano passado houve inúmeros casos em que os gerentes das agências alegaram desconhecer as linhas do FUNCAFÉ, sendo que isto provocou atrasos ou inviabilizou a tomada de recursos.

Manteremos todos informados permanentemente.

Atenciosamente,

Takamitsu Sato
Presidente da ABIC

__________________________________________________________________________________________________

INFORMAÇÃO IMPORTANTE - Prorrogação do prazo de tomada de recursos do FUNCAFÉ E BANCO DO BRASIL

O CMN – Conselho Monetário Nacional aprovou, em 30/1, a Resolução nº 4306, que retoma e prorroga os prazos de tomada dos recursos do FAC, Capital de Giro para Industrias e outras linhas do FUNCAFÉ, até o final de 2014.

O texto da Resolução foi publicado no DOU em 31/1/2014. CLIQUE AQUI para lê-lo na íntegra, para facilitar seus contatos com a gerencia do seu banco.

Com isto, os recursos livres do Banco do Brasil – FAC e Capital de Giro para industrias – também ficam prorrogados, o que vai permitir que empresas que não conseguiram concluir seus processos de tomada de financiamento por decurso do prazo, possam agora retomar os processos e acessar os recursos.

Esta prorrogação foi um pleito da ABIC, que lutou pela sua obtenção, tendo em vista que os recursos chegaram tarde em muitos bancos. E contou com o apoio indispensável do Diretor Janio Freitas, do DCAF e do DR. Rabelo, do Ministério da Fazenda, alem do Dr Clenio Teribele, Diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, a quem agradecemos.

Em caso de duvidas, entre em contato com a sua entidade .

Atenciosamente,

Nathan Herszkowicz
Diretor Executivo

___________________________________________________________________________________________________

KIT BASE LEGAL

Recomendamos que copiem todos esses documentos os apresentem aos gerentes dos seus bancos, para que não haja duvidas de que as linhas existem e os recursos estão disponíveis (CLIQUE NOS LIKS ABAIXO E BAIXE OS DOCUMENTOS EM PDF).


ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café

Rua Visconde de Inhaúma, 50 - 8º Andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20091-007 - Tel +55 (21) 2206.6161 - Fax +55 (21) 2206.6155

Copyright © 2009 ABIC. Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada desde que citada a fonte.