Fale Conosco Associado Portal

PQC – Programa de Qualidade do Café

Proposta: O Programa de Qualidade do Café tem o objetivo de agregar valor e ampliar o consumo a partir da melhoria contínua dos cafés. O Programa apresenta três categorias de certificação: Tradicional, Superior e Gourmet. É o único programa que se tem conhecimento no mundo que avalia a qualidade do café torrado e moído (as demais certificações avaliam o café verde, apenas). Lançado no final de 2004, o objetivo é diferenciar os produtos em qualidade e preço. Para as indústrias, a vantagem está na possibilidade de melhor focar seu negócio, lançando ou reposicionando suas marcas de acordo com o perfil de seus consumidores. Para o varejo, é um diferencial importante poder ofertar cafés certificados e uma garantia no quesito Segurança Alimentar. Para os consumidores, as categorias têm um papel também educativo: fazê-los descobrir que café não é tudo igual, que existem diferenças inclusive entre as marcas produzidas por uma mesma empresa e que existem cafés para todos os gostos e bolsos. 

• Estrutura: O PQC monitora as marcas certificadas, coletando amostras no mercado e analisando-as em laboratórios permanentemente. Para adquirir a certificação à empresa segue um conjunto de especificações e procedimentos para garantir a qualidade e rastreabilidade do produto. O programa, gerenciado pelo Instituto Totum (organismo certificador credenciado e especializado na gestão da qualidade), é de adesão voluntária, cabendo à torrefadora indicar qual a categoria pretendida para sua marca. O que determina a categoria é a nota final, numa escala de 0 a 10, obtida pelo produto: para Cafés Tradicionais, nota igual ou superior a 4,5; Cafés Superiores, nota igual ou superior a 6,0 pontos e até 7,2; e Cafés Gourmets nota igual ou superior e 7,3 até 10. 

A partir da certificação, a indústria é autorizada a estampar na embalagem o Símbolo de Qualidade de sua respectiva categoria e o Perfil do Sabor, que informa ao consumidor o tipo de café , bebida e torração. O produto é monitorado continuamente pelo programa, num sistema similar ao do Selo de Pureza, e qualquer alteração é comunicada à indústria, que é orientada a manter e a melhorar o Perfil de Sabor de sua marca. Ao se inscreverem no PQC, as indústrias passam também a ser auditadas, para avaliação das instalações, condições de trabalho e de toda a linha de processo industrial. Isso conduz as empresas para um verdadeiro trabalho de “Boas Práticas de Fabricação”.

• Resultado: Como todo programa que incorpora novos conceitos e atitudes, além de exigir a adequação da própria indústria, o PQC iniciou lentamente e ganhou corpo com a maior adesão das indústrias e maior parceria do varejo. Hoje, diversos supermercados já expõem as marcas por categorias de produtos e muitos consumidores escolhem seus cafés através da experimentação comparativa. A ABIC pretende que, futuramente, a distribuição no mercado seja: 10% cafés Gourmet; 25% cafés Superiores; 55% cafés Tradicionais.

 

Conheça o programa

__________________________________________________________________________________________________

* Caso não tenha o programa Adobe Acrobat Reader, clique aqui para instalar o programa.


ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café

Rua Visconde de Inhaúma, 50 - 8º Andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20091-007 - Tel +55 (21) 2206.6161 - Fax +55 (21) 2206.6155

Copyright © 2009 ABIC. Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada desde que citada a fonte.