­­­­­­­­­­­­­­­­Assessoria de Imprensa ABIC – 02/10/2018
Tempo de Comunicação Eduardo Buitron / Gabriela Buitron

Análise do Programa de Qualidade do Café – PQC – premia as principais empresas e marcas nas categorias Gourmet, Superior, Tradicional e Extraforte

O Dia Mundial do Café, celebrado em 1º de outubro, foi a data escolhida pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, para a entrega da premiação Melhores da Qualidade 2018, no Palácio do Itamaraty, em Brasília,

A cerimônia presidida pelo Embaixador Marcos Bezerra Aboot Galvão, Ministro Interino das Relações Exteriores, contou com a presença do presidente da ABIC Ricardo Silveira, de diversos embaixadores de países consumidores de Café, além de representantes das demais entidades do setor e da cadeia produtiva.

Com base na avaliação do Programa de Qualidade do Café – PQC – as marcas são premiadas nas categorias gourmet, superior, tradicional e extraforte.

A premiação foi criada em 2004 e é um reconhecimento de sucesso que a ABIC realiza certificando excelência em produto e qualidade.

Em 2018, a empresa vencedora na categoria Gourmet foi o Café Três Corações, com a marca Santa Clara Espresso em Grão. Seguida pela Baggio Coffees, com a marca Baggio Espresso Bourbom Grão Gourmet. Em terceiro lugar ficou o café Prima Qualitá em Grão, da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé).

Na categoria Superior o primeiro lugar ficou para a Ind. e Comércio Dona Flor Ltda, com a marca Vergato em Grãos para Espresso. Em segundo lugar a empresa Santana Comércio e Exportadora com a marca Ouro de Kaffa Superior Gr. E em terceiro, o Café UTAM Speciale, da Café UTAM.

A avaliação da categoria Tradicional trouxe dois produtos vencedores da empresa Café Três Corações. São eles o Pimpinela Tradicional, que ficou com o primeiro lugar, e o Tradicional Iguaçu, na segunda posição. Em terceiro está o Café Excelsior, com o Excelsior à Vácuo.

Na categoria Extraforte o primeiro colocado foi a empresa J.J. Mattos Ind. e Comércio de Café, com a marca Pingo Preto Extraforte. A segunda e a terceira colocação ficaram com a empresa Café Três Corações S/A, com as marcas 3 Corações Extraforte Vácuo e 3 Corações Extraforte Pouch, respectivamente.

O programa também reconhece as empresas pelo seu desempenho nos melhores da qualidade, que são aquelas que tiveram notas constantes em sua categoria, no período de um ano. Os vencedores em 2018, na categoria gourmet foram a Baggio Coffees, com a marca Baggio Espresso Gourmet Grão, já na categoria Superior foi a R.J.Baiardi Café Ltda, com a marca Reserva Carmelo em Grão e na categoria Tradicional a empresa Café Três Corações, com a marca Café 3 Corações Tradicional Vácuo.

Confira as imagens do evento:

CONFIRA ABAIXO A PREMIAÇÃO

 

Categoria Gourmet

1º lugar
Santa Clara Espresso em Grão
(GRUPO 3CORAÇÕES)
2º lugar
Baggio Espresso
Bourbon Grão Gourmet
(BAGGIO COFFEES ESP. LTDA.)

3º lugar
Prima Qualitá em Grão
(COOP. REG. DE CAFÉ EM GUAXUPÉ LTDA. – COOXUPÉ)

Categoria Superior

1º lugar
Vergato em Grãos para Expresso
(IND.E COM. DONA FLOR LTDA.)
2º lugar
Ouro de Kaffa Superior GR
(SANTANA COM. E EXP. LTDA.)
3º lugar
Café Utam Speciale
(CAFÉ UTAM S/A)

Categoria Tradicional

1º lugar
Pimpinela Tradicional
(GRUPO 3CORAÇÕES)

2º lugar
Tradicional Iguaçu
(GRUPO 3CORAÇÕES)
3º lugar
Excelsior a Vácuo
(CAFÉ EXCELSIOR LTDA.)

Categoria Extraforte

1º lugar
Pingo Preto Extraforte
(J.J. MATTOS IND. E COM. DE CAFÉ LTDA.)

2º lugar
3 Corações Extra Forte Vácuo (GRUPO 3CORAÇÕES)

3º lugar
3 Corações Extra Forte Pouch (GRUPO 3CORAÇÕES)

 


 

Categoria Gourmet
Baggio Espresso Gourmet Grão
(BAGGIO COFFEES ESP. LTDA.)
Categoria Superior
Reserva Carmelo em Grão
(R.J. BAIARDI CAFÉ LTDA.)
Categoria Tradicional
Café 3Corações Tradicional Vácuo
(GRUPO 3CORAÇÕES)

 

Programa de Qualidade do CaféPQC –  destaque da excelência dos Cafés do Brasil

Lançado em abril de 2004 o PQC – Programa de Qualidade do Café, um projeto, que incentiva e estimula a melhoria da qualidade dos cafés oferecidos aos consumidores brasileiros, através de um processo sistemático de avaliação sensorial, representou uma mudança cultural do conceito de qualidade, desmistificando a crença que cafés são todos iguais.

Para participar do programa a empresa passa por uma auditória onde são avaliados os equipamentos, a situação fitossanitária, relações trabalhistas, boas práticas de fabricação de todo o processo industrial, certificando o produto e identificando sua categoria através de Símbolos que são estampados nas embalagens. As categorias são: Extraforte, tradicional, superior e Gourmet. A avaliação engloba também a qualidade do produto final por meio de uma metodologia de análise sensorial.

Esse programa trouxe maior agregação de valor as marcas participantes, uma relação mais transparente e eficaz com o consumidor, uma melhor exposição em pontos de vendas e uma diferenciação com relação aos concorrentes.

O PQC apresenta números marcantes de marcas certificadas: No total 888 marcas, sendo 234 Gourmet / 185 superior/ 414 Tradicional e 55 Extraforte.

De Olho no Café: A ABIC possui um aplicativo pioneiro (deolhonocafé), nas plataformas Android e IOS, lançado em 2017, que aproxima o consumidor de café ao mundo digital. É a maior base de dados de cafés disponível em dispositivos móveis, consolidando três Programas de Certificação da ABIC: Selo de Pureza (SPA), Programa de Qualidade do Café (PQC) e Círculo do Café de Qualidade (CCQ). São mais de 340 empresas cadastradas, com mais de  2173 produtos diferentes.

Por meio da leitura do código de barras o consumidor consegue verificar se o produto é certificado ou não e, se for certificado, em qual programa. Sendo um Produto certificado no PQC, o consumidor pode acessar as características de qualidade do café, como tipo de bebida, ponto de torra, sabor e aroma.

O aplicativo da ABIC foi uma iniciativa suportada pelo Instituto Totum, órgão que gerencia os Programas de Qualidade da ABIC.


Edições anteriores:

2017

2016