Primeiro, um gole de café estimula os sentidos. Depois, desencadeia uma série de reações positivas no seu corpo. Conheça cada uma delas neste infográfico

 (Marcus Penna/Abril Branded Content)

Quanto devo tomar?

Três perguntas sobre o consumo do café:

1. Qual é a dose máxima por dia?

Tudo que é exagerado faz mal. A máxima dos tempos das avós funciona nesse caso: é bom não ultrapassar cinco xícaras de 50 ml por dia.

2. Grávidas podem tomar café?

É melhor evitar, porque o estímulo provocado pela bebida pode não fazer bem para o bebê. Se a vontade for muito grande, não beba mais do que duas xícaras diárias.

3. Posso beber café à noite?

O efeito estimulante do café dura por uma a duas horas, dependendo da pessoa. Ou seja: quem dorme às 22h pode tomar café até as 20h, sem problemas. Basta fazer essa conta.

Fontes:

Association between coffee consumption and its polyphenols with cardiovascular risk factors: a population – based study

The Effects of Pre-Exercise Caffeinated-Coffee Ingestion on Endurance Performance: An Evidence-Based Review

Antioxidant and Antiradical Activity of Coffee

Coffee and gastrointestinal function: facts and fiction. A review

Caffeine Effects on Sleep Taken 0, 3, or 6 Hours before Going to Bed

Association of Coffee Consumption with Total and Cause-Specific Mortality in Three Large Prospective Cohorts

Caffeine and risk of Parkinson disease in a large cohort of men and women

Changes in coffee intake and subsequent risk of type 2 diabetes: three large cohorts of US men and women