Prefeitura de Santos – 08/10/2018 – 14h58
No saguão do museu há uma mesa onde estão sendo preparados pratos à base de café por im instrutor que está em pé. Há diversos recipientes de cozinha. Ao lado esquerdo dele há outro instrutor, à frente de outra mesa, também preparando alguma receita. O público está em pé atento às orientações. #Pracegover

Para quem não dispensa o café de todo dia e quer aprimorar sua formação ou conhecer mais sobre o grão e a bebida, o Museu do Café promove, este mês, duas atividades especiais: o curso de torra, dias 20 e 21, e o workshop sobre café e qualidade de vida, dia 25. As inscrições já estão abertas. Promovido das 9h30 às 16h no Centro de Preparação de Café (CPC) do museu, o curso de torra ficará a cargo do barista Leonardo Jun Kuwahata, profissional que trabalha, também, como agricultor, coffee hunting e instrutor de cafeicultura e torrefação artesanal de cafés brasileiros.

QUALIDADE

A atividade destina-se a interessados em compreender, em nível básico, as principais técnicas que garantem um grão com as propriedades adequadas para um bom resultado na bebida. O curso, no valor de R$ 750,00, envolve histórico da torrefação, variáveis qualitativas e quantitativas do procedimento e as possíveis reações físico-químicas do grão. Os interessados podem se inscrever no site do museu.

Já o workshop, gratuito e com início às 14h, ensinará receitas leves que harmonizam com café, dentre elas cappuccino e bolo de maçã, nozes e passas, e drink à base de café com quiche lorraine. A atividade, também no CPC, é uma parceria com o campus São Judas-Unimonte e a reserva de vaga pode ser feita no e-mail cpc@museudocafe.org.br.

Foto: Rogério Bomfim/arquivo