A ABIC, ao longo dos seus 50 anos, vem atuando para o desenvolvimento da indústria brasileira de café, mantendo o compromisso de contribuir no incremento da qualidade do café e na integração da cadeia produtiva. É dentro desse princípio que a ABIC vem acompanhando e compartilhando iniciativas e ações para um mundo mais sustentável.
O compromisso socioambiental sempre esteve presente dentro da entidade, tanto que em 2007 foi lançado o Programa de Certificação de Cafés Sustentáveis – PCS. Inovador na época, quando pouco se falava em ações sustentáveis, a ABIC já alertava a indústria para se atentar ao tema olhando como produtores, trabalhadores e propriedades se adequavam às novas práticas.
A ABIC sabe que os impactos ambientais e sociais decorrentes dos produtos que consomem e de suas cadeias produtivas são cada vez mais importantes para os consumidores. Com isso, a associação vem compartilhando conhecimento e incentivando as indústrias a adotarem as práticas ESG para melhorar a gestão do negócio, contribuindo dessa forma para um ambiente mais favorável para o desenvolvimento sustentável.
Reforçando o compromisso da entidade com os objetivos de desenvolvimento sustentável, em 2021, a ABIC se tornou um signatário e apoiador institucional da Rede Brasil Pacto Global da ONU.
O olhar para o futuro exige planejamento, estratégias e conhecimento dos novos conceitos, além de boas práticas que garantam que a indústria tenha recursos suficientes.
Inicialmente adotadas por grandes corporações, as práticas ESG podem ser incorporadas por empresas de todos os portes, como as pequenas e micro.
Diversas pesquisas relatam que as dificuldades de adoção das práticas ESG estão relacionadas à melhoria no processo de gestão e planejamento, estrutura e capacidade de investimento.
A ABIC elaborou este e-book para ajudar as Associadas na Jornada ESG. Esperamos que você possa fazer um bom uso desse material.
ESG é a sigla dos termos em inglês Environmental, Social e Governance, que traduzindo significa Ambiental, Social e Governança. Esse conceito representa as três esferas que englobam a sustentabilidade e são os aspectos com os quais a indústria precisa se preocupar em todo o seu processo de planejamento, execução e mensuração de resultados.
Environmental ou Ambiental: está relacionado às práticas das empresas voltadas para a proteção do meio ambiente. Englobando temas como aquecimento global, mudanças climáticas, emissão de gases do efeito estufa, poluição do ar e da água, desmatamento, gestão de resíduos, eficiência energética, biodiversidade etc.
Social: é a parte que trata da responsabilidade social e do impacto das empresas na comunidade onde atuam. Aqui, entram temas importantes como respeito aos direitos humanos, o cumprimento de leis trabalhistas, a promoção da diversidade, proteção de dados e a privacidade dos clientes e demais questões sociais.
Governance ou Governança: diz respeito às políticas, processos, estratégias e orientações de administração das empresas. Nessa parte, entram as boas práticas de conduta corporativa, práticas anticorrupção, transparência de dados, entre outros assuntos relacionados à gestão.
Controlar as emissões de carbono é essencial para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, proteger a saúde humana e ambiental, promover a sustentabilidade econômica e impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico. É uma questão que exige ação urgente e cooperação global para garantir um futuro seguro e próspero para as gerações presentes e futuras.
A ABIC realiza a neutralização das emissões de CO2 geradas nos eventos em parceria da CBA grupo Votorantim.
Resultado: 2.624 mudas de árvores plantadas no Legado Verde dos Cerrados.
A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um conjunto de metodologias com vista à redução não só da geração e eliminação de resíduos, como do melhor acompanhamento durante todo o seu ciclo produtivo.
O que é determinado por lei:
A Lei da Política Nacional de Resíduos (PNRS), Lei nº 12.305/2010, determina que a gestão de resíduos precisa assegurar o reaproveitamento e reciclagem máximos, bem como a redução dos rejeitos, que são os materiais que não apresentam viabilidade técnica e econômica para o processo de reciclagem.
Pensando nisso, a ABIC elaborou um Manual de Logística Reversa para Embalagens em Geral.
A ABIC se associou ao Instituto Rever e ao Instituto Giro que são duas empresas gestoras do sistema de logística reversa coletiva. Trata-se do nosso compromisso em incentivar as indústrias de torrefação de café a participarem e cumprirem a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Resultados alcançados pelas associadas em 2023:
Para participar do sistema coletivo de logística reversa, acesse o link das empresas abaixo.
A logística reversa de cápsulas refere-se ao processo de recolhimento e reciclagem ou reutilização das cápsulas de café que são usadas em máquinas de café expresso ou similares. Geralmente, essas cápsulas são feitas de alumínio ou plástico, e seu descarte inadequado pode contribuir significativamente para os resíduos sólidos e impactos ambientais negativos.
Essa é uma estratégia importante para reduzir o impacto ambiental das cápsulas de café e promover a economia circular. Ela requer cooperação entre empresas, consumidores e autoridades governamentais para ser eficaz e sustentável. Além disso, a conscientização dos consumidores sobre a importância de participar ativamente desse processo é fundamental para o seu sucesso.
A ABIC, em parceria com a CIM Cognitivos e a Yattó, criou dois programas para a logística reversa de cápsula.
Desenvolvido para receber as cápsulas de café e multibebidas pós consumo, podem ser instaladas em qualquer ponto de venda.
Locais onde pode encontrar um Ecossistema:
Resultado 2023: 4,5 toneladas de cápsulas coletadas com destinação correta.
Para participar, entre em contato: marcel@cognitivos.com.br
Um projeto setorial piloto coordenado pela Yattó no Paraná. O programa consiste em sensibilizar os consumidores a levarem as cápsulas de café e multibebidas, após consumo para um dos pontos de entrega voluntária (PEVs) distribuídos em condomínios, ruas e comércio nas cidades de Londrina e Curitiba.
O projeto também atua junto a cooperativas locais, sensibilizando-as a separar as cápsulas para que todas tenham a destinação ambientalmente correta.
Resultado: 1 tonelada de cápsulas coletadas em 2023.
Para participar, entre em contato: marcel@cognitivos.com.br
Uma iniciativa da ABIC que promove coleta, transporte e destinação correta das cápsulas pós-consumo.
Os consumidores estão cada vez mais atentos e informados, buscando mais do que um padrão de qualidade e características sensoriais e indo em busca de aspectos sociais e ambientais.
O Programa Cafés Sustentáveis do Brasil – PQC é uma iniciativa aberta que testemunha esse cuidado de uma empresa com a sustentabilidade e a qualidade na sua cadeia produtiva.
Com o intuito de promover e fortalecer o empreendedorismo feminino na indústria cafeeira e trazer visibilidade à atuação das mulheres no setor, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) criou o Comitê ABIC Mulheres do Café, destinado a transformar o setor em um ambiente cada vez mais equitativo, inclusivo e colaborativo.
Com base em constatações científicas de que o café aumenta a capacidade intelectual e a atenção, melhorando a absorção de ideias, a ABIC lançou em 2007 o Projeto Café na Merenda, Saúde na Escola, uma ação conjunta com as indústrias para oferecer café com leite a alunos de escola pública e ou privada, entre 6 e 18 anos. Uma experiência pioneira com o objetivo da melhora do desempenho de crianças e adolescentes na sala de aula.
Além oferecer o café com leite na merenda o projeto contempla uma série de atividades para ampliar a integração indústria X comunidade, despertando uma consciência crítico-construtiva e formadora de opinião sobre o produto café e, consequentemente, educando para o consumo e visando o envolvimento da escola, do aluno e da comunidade.
O projeto traz grande contribuição às escolas de todo Brasil, pois além do aspecto social, representado pela melhoria do valor nutricional da merenda escolar e do aprendizado, o programa contribui também na parte pedagógica, mostrando aos alunos a importância do café na história do Brasil.
Em 2016 a ABIC assinou a Carta de Cooperação com a Plataforma Global do Café, que como parte do planejamento estratégico 2030, está unindo o setor para harmonizar os conceitos de agricultura regenerativa, que servirão como base técnica para nortear a instalação de unidades demonstrativas de agricultura regenerativa em propriedades cafeeiras.
A ABIC participou do Projeto Mesa de Café Brasil em 2018 no lançamento do Pacto Setorial pela Sustentabilidade do Café, uma iniciativa de formalizar o envolvimento do setor produtivo no enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão e na promoção de condições de trabalho decente.
Em 2023 participamos da oficina para a construção do Pacto Setorial para Sustentabilidade Social do Café do Brasil, uma ação que se desenvolve no âmbito da Iniciativa Coletiva “Bem-estar Social na Cafeicultura”, coordenada pela Plataforma Global do Café (GCP) e o Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO).
Rua Visconde de Inhaúma,
50 – 8º Andar
Centro – Rio de Janeiro, RJ
CEP 20091-007
Fale Conosco
Tel +55 (21) 2206-6161
Whatsapp ABIC (21) 98279-1640
Email ABIC: abic@abic.com.br
Preencha o formulário ao lado para que possamos fazer o seu cadastro no pleito da associação e fique de olho no e-mail informado, pois enviaremos o passo a passo com as informações das exigências das etapas do processo.
Nosso prazo de retorno é 72 horas úteis após o cadastro deste formulário, em caso de dúvidas entre em contato pelo WhatsApp (21) 96996-0334 e fale com a nossa equipe.