Página Rural | 18/01/2018 17:55:05

Neste sábado (20) acontece a inauguração da pequena agroindústria de torrefação do cafeicultor Newton Hoffmann, de Alfredo Chaves. Com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o projeto será concretizado.
A ideia de construir a agroindústria surgiu por influência da assistência continuada, que ofereceu segurança e conhecimentos técnicos para o Newton, em um momento em que o café da região era pouco valorizado pelos compradores.

Para o cafeicultor, tudo que aprendeu está sendo aplicado na propriedade e ele garante que sua pequena agroindústria vai colocar um café de qualidade na mesa do consumidor. “Meu café é produzido com novas técnicas de manejo, visando qualidade e produtividade, aliadas à sustentabilidade ambiental”, conta.

O engenheiro agrônomo e técnico do Senar-ES, Deibdi Simmer, explicou que o Programa ATeG possibilitou também uma análise geral da produção do Newton, ação que diagnosticou que para ter uma maior lucratividade, o cafeicultor teria que comercializar a bebida.

“Com a agroindústria, Newton vai ter o retorno de seu empenho nos vários cursos que participou, entre eles capacitações do Senar-ES, Ifes, online e participação em dias de campo. Sem dúvida ele vai oferecer um café diferenciado”, destaca o técnico.

Inauguração

A programação para a inauguração da pequena agroindústria conta com um tour pelo cafezal, visita à área de classificação de café, despolpa e secagem, instalações de beneficiamento e industrialização, demonstração do processo de torra, empacotamento e degustação.

Fonte: Senar/ES