ABIC – 07/02/2019

Na terça feira, dia 12/02, amostras de todos os cafés inscritos no 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, serão analisadas por um Júri Técnico no laboratório do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo. Composto por provadores e especialistas, o Júri avalia sensorialmente a qualidade dos cafés pontuando notas para atributos conforme metodologia de análise sensorial do Programa de Qualidade do Café – PQC da ABIC.

A avaliação da qualidade da bebida  leva em conta atributos como aroma, acidez, corpo, adstringência, fragrância do pó e amargor, entre outras características e a nota de Qualidade Global (QG) varia numa escala de 0 a 10.

Participam deste certame, cafés de origens de 4 estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Cada Estado produtor pode inscrever 1 lote de café arábica, preparado por via seca (Natural); 1 lote de café arábica preparado por via úmida (Cereja Descascado ou Despolpado) e 1 Microlote (preparado por via seca ou úmida que seja cultivado em uma propriedade com 15 hectares de área total).

Além do crivo de um Júri Técnico, os cafés de origem serão avaliados pelas Boas Práticas Sustentáveis na propriedade. A pontuação do Júri Técnico corresponde a 90% da nota final, e a da Sustentabilidade na propriedade 10% .

No dia 15 de fevereiro será divulgado o resultado do Concurso e abertura do leilão virtual dos lotes, que irá acontecer no período de 15 a 25 de fevereiro.

Podem participar do leilão: torrefações, cafeterias e pessoas jurídicas de todo o país. Esses cafés serão posteriormente industrializados e chegarão aos supermercados e lojas gourmet em meados de abril.

CAFÉS INSCRITOS
NO 15º CONCURSO NACIONAL ABIC DE QUALIDADE DO CAFÉ

CategoriaNomePropriedadeCidadeQtd. de sacasUF
1NaturalAnália Luz de AlcântaraSítio Boa VistaVitória da Conquista6BA
2Micro LoteJoel Marques de OliveiraFazenda Brejos dos AguiarVitória da Conquista2BA
3CDEufrásio Souza LimaFazenda ShekinhaVitória da Conquista6BA
4Micro LoteHorácio Antônio de MouraTrês barrasSimonésia2MG
5CDWalace Ferreira PedrosaFazenda Boa VistaSão Francisco da Glória6MG
6NaturalJosias GomesComunidade FátimaEspera Feliz6MG
7Micro LoteMárcio Rosa FávaroSítio Santa AmalhaIvaiporã2PR
8NaturalJosé Eduardo Correa FerrazChácara Campina VerdeRibeirão Claro6PR
9Micro LoteCarlos Nobukazu MakimotoSitio Florada da SerraSerra Negra2SP

NOVIDADES

Ainda em 2019, a ABIC irá remodelar seu Concurso de Qualidade e lançará o Concurso ABIC de Qualidade e Origens 2019, visando ressaltar a importância da denominação de origem do café brasileiro. Mais informações serão divulgadas em breve.