Fonte: Revista Cafeicultura

Instituição promoverá atrações gratuitas para festejar mais de duas décadas de trabalho ao lado do público

No dia 12 de março de 1998, o Museu do Café, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi inaugurado em Santos. Referência econômica durante seu funcionamento como a Bolsa Oficial de Café, o local é hoje reconhecido pelo valor histórico e apelo turístico, sendo um dos principais atrativos da Cidade. Este ano, o 21º aniversário da instituição será comemorado com atividades gratuitas, incluindo música, degustações e teatro.

Às 12h, o Tirolli Jazz Trio e o grupo “Teatro Por um Triz” darão início à festa por meio de duas intervenções artísticas. A apresentação musical na cúpula marcará a primeira, enquanto a segunda abordará o público nos arredores do edifício, compartilhando frases e poesias sobre a bebida, dispostas em guarda-chuvas temáticos.

Ainda na ocasião, os profissionais do Centro de Preparação de Café oferecerão uma edição especial do projeto “Dica do Barista”, iniciativa que ensina técnicas de extração para o preparo da bebida com qualidade em casa. Esse evento proporciona, também, a chance de saborear bebidas gourmet e trocar experiências com outros amantes do grão. Para essa programação, que começará às 14h, é necessário garantir vaga pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

Além das ações cênicas e gastronômicas, a entrada às áreas expositivas não terá custo. Nesses espaços, é possível encontrar peças do acervo, como obras assinadas por Benedicto Calixto e o cadeiral do Salão do Pregão, bem como mostras relacionadas a variados segmentos do produto, abordando desde seu papel na indústria, até histórias de trabalhadores.