Tamanho da fonte

Você sabe quanto a sua indústria emite de gases efeito estufa?

O Aquecimento Global

O Aquecimento Global, fenômeno cada vez mais claro aos nossos olhos, tem ocasionado alterações no clima terrestre, tais como: aumento da frequência e intensidade de enchentes e secas; perdas na agricultura; ameaças à biodiversidade; mudança do regime hidrológico com impactos sobre a capacidade de geração hidrelétrica; expansão de vetores de doenças endêmicas; e elevação do nível do mar.

As análises sistemáticas do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima – IPCC indicam que o aumento da temperatura média global do planeta será ainda maior no futuro (prevê-se um aumento das temperaturas médias globais entre 2 e 4,5 ºC, até o final do século) e demonstram que esse aquecimento é causado pelas ações antrópicas, que dentre outros impactos, ocasionam a emissão de Gases do Efeito Estufa – GEE. Assim, a necessidade de ações por parte da sociedade civil, empresas e demais instituições para auxiliar na mitigação dos impactos causados por essas emissões se torna cada vez mais urgente.

A ABIC, por se preocupar com as questões ambientais e com a saúde do nosso planeta, desenvolveu em parceria com a Key Associados, uma ferramenta capaz de calcular as emissões de gases de efeito estufa geradas pelas atividades de sua indústria.

Essa ferramenta possibilitará à indústria conhecer sua pegada ecológica e auxiliará a empresa na tomada de ações para contribuir com a diminuição dos impactos gerados pelas atividades humanas.

Faça parte dessa iniciativa juntamente com a ABIC. Para calcular suas emissões é só clicar aqui. Não há custo para utilizar a calculadora.

Compensações Voluntárias de Emissões

Existem algumas formas de contribuir com a diminuição dos impactos gerados por essas emissões. Uma delas é promover a redução dessas emissões, que pode ser feita através da substituição de alguma tecnologia por outra menos poluente, através da adoção de estratégias de redução na utilização de insumos e diminuição na geração de resíduos.

Outra forma de contribuir com a melhoria nas condições climáticas do planeta é através da compensação das emissões geradas, que pode ser realizada de diversas formas, como por exemplo através do apoio a projetos socioambientais, que poderão estar no Brasil ou em qualquer parte do mundo.

Veja abaixo algumas opções para compensação de emissões:

  • Apoio a projetos de reflorestamento de floresta nativa.
  • Sistemas de eficiência energética (eólica, solar, hidrelétrica, biomassa animal ou vegetal).
  • Substituição de combustíveis fósseis utilizados no processo produtivo por combustíveis renováveis como biodiesel (soja, mamona, girassol) ou álcool.
  • Compra de Créditos de Carbono de origem variada (mercado voluntário ou regulado internacionais).

Caso tenha interesse em maiores detalhes sobre como compensar suas emissões de GEE (gases de efeito estufa), entrar em contato com o Instituto Totum (11 3372-9574), que poderá dar maiores detalhes sobre o assunto.