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O processo de Certificação do Círculo do Café de Qualidade segue os modelos internacionalmente aceitos de Certificação Setorial. A ABIC organiza e controla todo o processo, porém não participa na operação. Toda a operação é feita externamente à ABIC, como forma de garantir a credibilidade e isenção na concessão da Certificação. O processo é gerenciado pelo Instituto Totum, que coordena uma equipe de Auditores e Laboratórios, responsáveis pelo conteúdo técnico do Programa.

O símbolo CCQ será concedido a organizações prestadoras de serviço de café direto ao consumidor que atenderem a uma série de requisitos que compõe o Regulamento e a Norma de referência do programa e que demonstrarem que:

  1. Os grãos de café utilizado no preparo do café ao consumidor tem a qualidade mínima exigida, conforme segmentação do Programa de Qualidade do Café ABIC;
  2. Que a qualidade do café utilizado mantém o padrão e consistência ao longo do tempo;
  3. Que o processo de preparo da bebida do café e atendimento possui condições de manter a qualidade e a higiene de forma consistente.

Para isso será exigido das organizações:

  • Avaliação Sensorial da qualidade do produto final;
  • Parâmetros mínimos de controle do processo de preparo e atendimento;
  • Treinamento dos atendentes
  • Condições adequadas dos equipamentos
  • Boas práticas e higiene

Fluxograma