Tamanho da fonte

Café com qualidade é café certificado ABIC

Esse é o lema da ABIC, fundada em 1973, e reconhecida mundialmente como a organização que criou e mantém ativos diversos Programas de Certificação focados na Pureza, na Qualidade e na Sustentabilidade do Café e que se destaca pelo esforço continuo em oferecer aos consumidores  mais qualidade e segurança alimentar.

 

Pureza

Pureza

O Programa Permanente de Controle da Pureza do Café – Selo de Pureza certifica que o produto é puro, sem adulteração ou misturas, oferecendo segurança alimentar, qualidade e respeito ao consumidor. Criado pela ABIC em 1989, ainda permanece ativo e foi a primeira iniciativa da nossa Entidade para impulsionar o consumo através da melhoria da qualidade. Seu sucesso é reconhecido mundialmente.

Qualidade

Qualidade

O Programa de Qualidade do Café, criado em 2004, certifica a qualidade do produto final por meio de uma metodologia de análise sensorial, e classifica e diferencia os cafés em 4 categorias:  Extra Forte, Tradicional, Superior e Gourmet. Além de certificar o produto, a empresa é auditada quanto às boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização, para garantir consistência.

Sustentabilidade

Sustentabilidade

O Programa Cafés Sustentáveis do Brasil certifica produtos com rastreabilidade assegurada desde a produção até a industrialização, o que o torna único no mundo. Os cafés são produzidos com os grãos provenientes de fazendas certificadas quanto à sua produção sustentável, que preservam o meio ambiente e respeitam o produtor. O processo de  industrialização é auditado quanto as boas práticas de fabricação e os produtos classificados em categorias de qualidade, por meio de uma metodologia de análise sensorial, nas categorias Extra Forte, Tradicional, Superior e Gourmet.

Cápsula

Cápsula

O Programa de Certificação de Cápsula atesta a intensidade da bebida que é o grau de persistência do aftertaste (retrogosto), utilizando uma metodologia de avaliação sensorial desenvolvida pela ABIC, numa escala de 0 a 10 (do mais suave ao mais forte), e serve de orientação ao consumidor. Ao mesmo tempo, o programa oferece ao industrial uma avaliação global do seu produto, como as características da crema (cor, brilho, persistência, consistência), os atributos da bebida, como amargor, adstringência, corpo e sabor, características físicas, como peso do café, ponto de torra, granulometria entre outros.

Cafeteria

Cafeteria

O Programa Círculo do Café de Qualidade certifica casas de café, cafeterias e pontos de café diferenciando os melhores estabelecimentos e promovendo o café de alta qualidade. O programa também oferece atividades de capacitação e treinamento como ferramentas de apoio técnico e educativo.