CAFÉPOINT – 22-02/2018
A Associação Cooperativa dos Produtores de Café de Bench Maji Forest informou que pretende aumentar em 30% a oferta de café no mercado internacional. Segundo o chefe executivo da instituição, Getahun Tekle, este aumento contribuirá com um acréscimo de 6% nos números atuais da exportação do país.

Ainda de acordo com ele, a Associação não foi competitiva no mercado internacional por ter enfrentado muitos desafios internos e externos, que resultaram em fatores como a menor qualidade e quantidade dos produtos.

Em 2011, a entidade recebeu todo apoio necessário do Estado para exportar seu café e, superando os desafios atuais, Tekle afirma que a instituição está no caminho certo para continuar aumentando a quantidade de café para os mercados locais e internacionais, já que registrou um acréscimo de 1%, em 2014, para 6%, em 2017.

Além do café, a Associação está exportando especiarias e mel. O fornecimento de mel da região atingiu 20 toneladas por ano, desencadeando um projeto de uma moderna fábrica de processamento que ainda está em construção.

As informações são do The Ethiopian Herald / Tradução Juliana Santin