Durante a premiação dos Melhores da Qualidade ABIC 2017, a ABIC também lançou, oficialmente, o aplicativo De Olho no Café que permitirá ao consumidor verificar, em tempo real, pelo seu celular, as certificações conferidas pela entidade que cada marca possui. Desenvolvido pelo Instituto Totum, agência responsável pelo gerenciamento dos programas da ABIC, o aplicativo é fornecido gratuitamente aos usuários de celular Smarthpone (tanto na versão Android quanto para Iphone), no Google Play e APP Store.

A utilização do aplicativo é bastante intuitiva e simples: após instalação do aplicativo no celular, basta ao consumidor abri-lo e escanear o produto de duas formas: pelo código de barras da embalagem, através de um leitor da câmera, ou digitando o código de barras da embalagem através do teclado do celular.

A partir da captação do código de barras pelo aplicativo, o consumidor verá na tela uma mensagem imediata informando se o produto é certificado ou não pela ABIC, com uma mensagem adicional “Café certificado sempre vai bem”, em linha com a campanha de marketing da entidade.

Além de verificar se a marca é certificada ou não, o consumidor também poderá avaliar os cafés (em uma escala de até 5 estrelas), podendo enviar, inclusive, comentários e opiniões sobre o produto. Esses dados serão compilados e informados às respectivas empresas associadas por meio de relatórios periódicos.