Revista Cafeicultura – 08/06/2018 | Há 4 dias

Com o tema “Nosso café, melhorado desde o pé”, o Congresso será realizado no Centro de Convenções do Hotel Dan Inn, em Franca-SP, de 23 a 26 de outubro/18.

44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras vai ser em Franca-SP

O evento tem por objetivo principal promover e transferir novidades tecnológicas para o setor cafeeiro, por meio da apresentação de resultados de pesquisa e inovações da cafeicultura.

A região cafeeira da Mogiana, em São Paulo e áreas vizinhas no Sul e Triângulo, em Minas, constituem importantes pólos cafeeiros, destacando-se pelo bom nível tecnológico nas lavouras e pela excelente qualidade dos cafés ali produzidos. A realização do Congresso nessa região faz, portanto, jus aos bons valores dessa cafeicultura.

Na programação do evento está prevista a apresentação de trabalhos de pesquisa, a serem recebidos dos Técnicos das diversas Instituições, os quais deverão ser elaborados na forma resumida, de acordo com as regras constantes do site do Congresso e remetidos por e-mail para trabalhos@fundacaoprocafe.com.br. Os trabalhos serão publicados no livro dos Anais do 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras e também em CD.

Além disso, cerca de 100 trabalhos de pesquisa serão selecionados para apresentação oral, durante a realização do Congresso. Serão, ainda, realizados 3 seminários e debates. Os trabalhos devem ser remetidos até 12 de setembro/18. Na abertura do evento, será promovido um debate sobre a conjuntura cafeeira, lançamento de duas novas cultivares de café e, ainda, serão conferidas homenagens do mérito cafeeiro a personalidades da cafeicultura e ao colaborador da pesquisa cafeeira. No último dia de evento será realizado um Dia de Campo, com demonstração de resultados de pesquisas na Fazenda Experimental da Fundação Procafé, em Franca.

O Congresso conta com a promoção da Fundação Procafé, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, da Secretaria de Estado de Agricultura de São Paulo, em especial do IAC, da Universidade de Uberaba – UNIUBE e da Universidade Federal de Lavras – UFLA . Além dessas instituições promotoras citadas, o evento contará com o apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil -CeCafé, Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel – ABICS, Conselho Nacional do Café – CNC, e também de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira. Nessa edição, o Congresso contará com apoio especial da COCAPEC (Cooperativas dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca) e da Prefeitura Municipal de Franca.

Mais informações sobre como enviar trabalhos e participar do Congresso estão disponíveis no site www.fundacaoprocafe.com.br ou pelo telefone (35) 3214-1411.